segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dicas para novos cartolas...

E ai galera, resolvi postar algumas dicas aqui para vocês não repetirem os mesmos erros que eu cometi quando entrei no CartolaFC ano passado.

Patrimônio:
Todos os cartolas começam com o valor de 100 cartoletas, você achou pouco? então tome cuidado, se você não souber administrar suas cartoletas esse valor pode diminuir. No ano passado, nas primeiras rodadas eu vendia quase o time todo e contratava tudo de novo, e quando eu vi só tinha 75 cartoletas para montar o meu time, se com 100 já é difícil, imagina contratar 11 jogadores e um técnico com 75, o máximo que você vai conseguir é um time mediano, díficil de tirar uma boa pontuação.
Você tem que estar sempre atento no valor que você pagou e no valor que ele está custando no fim de cada rodada, se aparece uma variação em vermelho, por exemplo -3,00, e você vender o jogador, seu patrimônio irá diminuir para 97 cartoletas, então o que fazer? se você acredita no futebol desse jogador, vale a pena você segurar ele por mais uma rodada, ele pode jogar bem na próxima rodada e se valorizar, diminuindo assim a sua perda de capital. Uma coisa arriscada é contratar por um valor muito alto um zagueiro que por sorte fez alguns gols em uma partida anterior, se ele jogar mal na próxima, fazer um pênalti ou um gol contra, etc., ele pode desvalorizar 6 cartoletas de uma vez, jogador caro só se você tiver muita confiança nele.
Da mesma forma que você pode perder cartoletas quando um jogador que você escalou na última rodada desvalorizou, você pode aumentar seu patrimônio se um jogador seu começar a se destacar no campeonato, já pensou montar um time tendo 160 cartoletas? Então o que você deve fazer é contratar jogadores que apesar de serem muito bons não estão custando muito ainda, um jogador bom que custa 17 ou 20 cartoletas não vai valorizar muito além disso, mas se você contratar um jogador por 5 ou 7 e ele começar a jogar bem todos os jogos, o passe dele pode aumentar muito, e junto com o passe o seu patrimônio.

Escalação:
- Tente não escalar jogadores reservas, você não perde nenhum ponto quando o jogador não joga, mas também não ganha. Quando aparece um tik verde antes do nome do jogador ele provavelmente será titular na próxima partida, prefira jogadores com essa marcação, caso não tenha, verifique em algum site se o jogador será titular.
- Escalar jogadores de times grandes, que tem uma boa regularidade, e que vão jogar em casa contra um time de pouca expressão, na maioria das vezes dá resultado, depois que passar algumas rodadas você pode usar a variação de valor e de pontos das rodadas anteriores como parâmetro.
- Cuidado ao deixar o assistente técnico habilitado, você pode entrar no site da globo por exemplo e ver os jogadores que estão relacionados, você pode ter certeza que um jogador vai jogar, por que leu uma notícia por exemplo, mas o cartola nem sempre tem essa informação, e o papel do assistente é trocar jogadores que não estão como prováveis (jogadores que serão titulares, com aquele tik verde antes do nome), e no momento que fechar o mercado o assitente técnico irá tirar os jogadores que você escalou e colocar outros aleatoriamente, depois que fechou e mercado não tem mais como você desfazer essa troca, eu prefiro deixar ele desabilitado e tentar me informar sobre os jogadores que serão titulares na rodada.

Scouts:
No próprio site do cartola tem um link para ler as regras, é pouca coisa, vale a pena ler, mas vou dar uma explicação rápida sobre como seus jogadores acumulam ou perdem pontos. Os scouts são pontuações positivas e negativas que o jogador vai acumulando durante a partida, no final do jogo é feito um cálculo e ai sai a nota do jogador na rodada, nas regras no site aparece o valor de pontos para cada ação que o jogador realiza na partida, mas vou dar um exemplo aqui de um goleiro que jogou nessa rodada:
No jogo Grêmio Prudente x Atlético MG o goleiro Aranha tomou 4 gols, porém fez 2 defesas difíceis, então ficou assim:
Scouts: 2DD (defesa difícil) cada DD +3 pts, 4GS (gols sofridos) cada gol sofrido -2 pts
2DD = +6 pts + 4GS -8 pts = -2 pts
Nessa partida o goleiro aranha terminou com a pontuação -2.
No caso de um atacante fazer um gol, ele ganha 8 pts, e a cada finalização, chute que ele deu que foi defendido, bola na trave, etc., ele vai acumulando pontos.

Formação:
Tá difícil achar um atacante bom para o seu time por falta de cartoletas? mude a formação para 4-5-1 e escale mais um meia!

Espero que essas dicas ajudem,
Abraços.

2 comentários:

Pritty disse...

Du é melhor vc ler as dicas para sair da lanterna....kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pritty disse...

BR e Xandico vcs q são novos no cartola não escutem as dicas do Du a não ser se for pra vcs não fazerem o q ele fez....kkkkkkkkkk

Boa sorte pra vcs!!!Bjsss

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